«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 7 de março de 2009

PRÉMIO INTERNACIONAL SUGGIA -CASA DA MÚSICA

GUILHERMINA SUGGIA (1885-1950), uma grande violoncelista, que fez uma importante carreira internacional. Em sua homenagem (nasceu e morreu no Porto) a sala principal da Casa da Música, chama-se Suggia. A Fundação da Casa, criou este prémio de violoncelo, cujo vencedor ganhou 10 mil euros, podendo tocar no violoncelo Montagnana, que a violoncelista deixou ao Conservatório do Porto, durante um ano, ie até nova realização do concurso. Guilhermina Suggia, doou um Stradivarius, à Royal Academy of Music de Londres.
De 12 participantes foram seleccionados 3: Konstanze von Gutzeit, que tocou o Concerto Para violoncelo de ANTONÍN DVORÁK; Carolina Matos e Gleb Pysniak, que tocaram o Concerto de Violoncelo de EDWARD ELGAR . Para o júri decidir (Madalena Sá e Costa (Violoncelista), Fausto Neves (Director de Orquestra), Paulo Gaio Lima (Violoncelista) e Pedro Burmester(Pianista). José Augusto Pereira de Sousa, tocou a Suite para Violoncelo Solo nº.1 de BACH. A VENCEDORA FOI A ALEMÃ, KONSTANZE VON GUTZEIT.





Sem comentários: