«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CONDESSA DE SÉGUR (1799-1874)

[Neste blogue, tenho-me referido bastante a livros e escritores. Comecei a ler muito cedo e em cada fase da minha vida, li os livros mais adequados à idade. Lembro-me da Condessa de Ségur, da Enid Blyton, Charles Dicksens, Mark Twain, Harriet Beecher Stowe...]


Sophie Feodorovna Rostopchine, a Condessa de Ségur, escritora russa, largamente conhecida no século XIX, como autora de obras-primas de literatura infantil.
Sophie viveu grandes acontecimentos históricos, a invasão de Moscovo por Napoleão Bonaparte, na qual o seu pai teve grande participação e depois o exílio em Varsóvia, Confederação Alemã, península italiana e por fim França, com a Restauração dos Bourbon. Aí conheceu o Conde Eugene Ségur, com quem casou, um casamento não muito feliz, embora tivessem tido oito filhos. A Condessa de Ségur escreveu seu primeiro conto com 58 anos.
Que me lembre, foram as minhas primeiras leituras, principalmente os livros em que é desenvolvida a personagem da Sofia, uma criança muito activa, que só fazia asneiras, lembro-me bem de, Um Bom Pequeno Diabo e de Os Desastres de Sofia, embora tenha escrito muitos mais livros.

Sem comentários: