«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

MALCOM X (1925-1965)

Um filme realizado por : SPIKE LEE
Com uma excelente interpretação de DENZEL WASHINGTON
História verídica de Malcolm X [El Hajj Malik El Shabazz - Malcolm Little] foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista e foi assassinado com 16 tiros em 1965, tinha 39 anos.

Malcolm X conduziu uma parte do movimento negro nas década de 50 e 60 à três pontos fundamentais: 1) O islamismo, 2) a violência como método para auto-defesa e 3)o socialismo. Apesar da religião ter sido a porta de entrada para Malcolm X perceber todos os problemas sociais enfrentados pelos negros, pouco a pouco, ele percebeu que a questão do negro não era uma questão de carácter teológico, mas sim, uma questão política, económica e social. Foi a partir daí que os meios de comunicação exploraram suas declarações mais ácidas. Malcolm percebeu que a violência, não era uma forma de bárbarie, mas um meio legítimo de conquistas, pois todas as mudanças históricas, se deram de maneira violenta. A violência proposta era, portanto, uma metodologia de transformação e não uma barbárie gratuita. O socialismo de Malcolm foi consequência da evolução de seu pensamento, após ser traído por membros da Mesquita do Templo. Gradualmente ele percebeu que a questão do negro, passava pela estrutura do capitalismo. Desta nova forma de pensar, surgiu a Organização da Unidade Afro-Americana, um grupo não religioso e não sectário, focada nos problemas sociais das minorias sociais, na sociedade capitalista americana. A sua opção pela violência e pelo socialismo foi de vital importância, para os rumos que os movimentos negros tomaram ao fim da década de 60, tal como os "Panteras Negras".

Sem comentários: