«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A DÚVIDA

A DÚVIDA
REALIZAÇÃO: JONH PATRICK SHANLEY
INTERPRETAÇÃO: AMY ADAMS, MERYL STREEP, PHILIP SEYMOUR HOFFMAN

Gostei bastante deste filme, pelas interpretações e pelo argumento.
Passa-se em 1964, num colégio de religiosas e o confronto é entre a reitora, super conservadora e o padre com ideias mais progressistas.( Este meio educacional religioso, tem um certo paralelismo com o que eu frequentei, realmente existiam freiras más e austeras na educação e com uma agravante enquanto no filme os alunos são mistos, o colégio que frequentei era feminino).
No filme, o confronto entre estas duas personalidades é evidente e a reitora, aproveita-se da ingenuidade de uma outra religiosa, que lhe dá conhecimento do comportamento especial do padre, com um aluno, para o acusar de forma implicíta de pedofilia, motivando a transferência do padre, que com essa mudança é promovido. A reitora depois de tudo fica com imensas dúvidas, porque o padre dava mais atenção a um miúdo, porque era o único negro do colégio e sofria as pressões dos colegas, porque tinha uma família problemática.

Sem comentários: