«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 28 de fevereiro de 2009

JANE AUSTEN (1775-1817)


Jane Austen, uma escritora, que é considerada por alguns, como a segunda figura mais importante da literatura inglesa, depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora, que teve uma vida pacata, mas isso não interferiu na sua imaginação, soube bem descrever a sua época.
O pai era sacerdote e Jane nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra. Teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima. O único retrato conhecido de Jane Austen, é um esboço colorido feito por Cassandra.
Jane nunca se casou, esteve noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas desistiu do noivado. Dedicou-se completamente à escrita e fez uma vida de muito isolamento.
Escreveu vários romances, que se tornaram célebres:
Lady Susan, Sensibilidade e Bom Senso (Sense and Sensibility) Orgulho e Preconceito, Mansfield Park ,Emma, Abadia de Northanger, Persuasão, Sir Charles Grandison (sua única peça teatral).


FORAM FEITAS VÁRIAS ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA E A TELEVISÃO DOS SEUS ROMANCES:Orgulho e preconceito, Sensibilidade e Bom Senso, Mansfield Park, Emma, Persuasão e A Abadia de Northanger.


[Além de JANE AUSTEN estar dentro das minhas primeiras leituras, também vi várias adaptações dos seus romances no cinema e na televisão]

Sem comentários: