«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 14 de fevereiro de 2009

ANTÍGONA - MITOLOGIA GREGA

Antígona - pintura de Frederic Leighton

Antígona figura da mitologia grega, filha de Édipo e Jocasta.
A versão clássica do mito sobre a Antígona é descrita na obra Antígona, de Sófocles, um dos mais importantes escritores de tragédia.
Filha de Édipo e Jocasta, que tinham mais três filhos, Etéocles, Ismênia e Polinice. Foi um exemplo belo de amor fraternal, quanto Alcestes foi do amor conjugal. Foi a única filha que não abandonou Édipo, quando este foi expulso de seu reino, Tebas, pelos seus dois filhos. Seu irmão, Polinice, tentou convencê-la a não partir do reino, enquanto Etéocles ficou indiferente com a sua partida. Antígona acompanhou o pai no seu exílio até à morte. Quando voltou a Tebas, seus irmãos brigavam pelo trono.
Polinice casou-se com a filha de Andrastos, rei de Argos, e junto com este atacou Tebas, chamada de expedição dos "Sete contra Tebas", onde Anfiarus prevê que ninguém sobreviveria, somente o rei de Argos. Como a guerra não levou a lugar nenhum, os dois irmãos decidiram disputar o trono com um combate singular, onde ambos morreram. Creonte, tio deles, herda o trono, faz uma sepultura com todas as honras a Etéocles e proíbe que enterrem Polinice, sob pena de morte. Antígona, indignada, tenta convencer rei a enterrá-lo, porque quem morresse sem os rituais fúnebres, seria condenado a vagar cem anos nas margens do rio, que levava ao mundo dos mortos, sem poder ir para o outro lado. Creonte e Antígona enterra Polinice e é presa. Como castigo, manda-a enterrar viva e a sua irmã Isménia oferece-se para morrer no seu lugar. Antígona não aceita e ambas são condenadas à morte. Hêmon, o seu noivo e filho de Creonte, não conseguindo salvá-la, suicidasse.Ao saber que seu filho se havia suicidado, Eurídice, mulher de Creonte, também se mata.
UMA DAS FAMOSAS TRAGÉDIAS GREGAS.

Sem comentários: