«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 14 de fevereiro de 2009

WILLIAM FAULKNER (1897-1962)


Faulkner descendia de uma antiga e ilustre família sulista. Abandonou os estudos para trabalhar no banco do avô. Propenso à melancolia e à solidão, escrevia poemas, lia e tentava pintar. Por ser baixo ficou livre da tropa. Depois de passar um ano na Universidade do Mississippi, em Oxford, onde estudou inglês, francês e espanhol, Faulkner foi trabalhar para uma livraria em Nova York, mas depressa regressou a Oxford, onde exerceu as profissões de carpinteiro, pintor de paredes e chefe dos Correios e publicou seu primeiro livro de poesias, The Marble Faun. No ano seguinte, partiu para Nova Orleans, onde conheceu Sherwood Anderson, a única influência literária que ele admite ter tido. Escreveu artigos para jornais e revistas e publicou o primeiro romance, Paga de Soldado.
Casou, radicou-se em Oxford e publicou Sartoris, a primeira obra passada no mítico Condado de Yoknapatawpha, cenário da maior parte das suas obras subsequentes. Nos anos seguintes publicou os seus principais livros, aqueles com os quais receberia, lentamente, o respeito da crítica, mas não o favor dos leitores. Intercalou períodos de recolhimento, com outros em Hollywood, a quem recorria, como guionista, quando precisava de dinheiro. Comprou uma fazenda com o que ganhou no cinema e passava o tempo a caçar, a pescar e a ouvir as lendas das pessoas humildes de sua terra.
Viajou por vários países, fazendo conferências e foi nomeado Escritor Residente de Virgínia. Estava a arar a terra da sua quinta, quando recebeu a notícia que tinha ganho o Prémio Nobel.Eterno tímido, dizia que preferia a companhia dos seus amigos caçadores e da gente simples da sua fazenda, ao brilho dos círculos literárias. Mas a partir daí ficou ao nível dos seus escritores preferidos: James Joyce, Cervantes, Herman Melville, Honoré de Balzac, Charles Dickens, Dostoiévsky, Tolstói, Thomas Mann, Gustave Flaubert, Joseph Conrad, Goethe e os poetas românticos ingleses. Afirmava que não saía de casa sem levar Shakespeare num bolso e o Antigo Testamento no outro.
Faulkner faleceu de complicações cardíacas em 1962, logo depois de lançar o seu último romance, "Os Desgarrados".

Sem comentários: