«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

HENRY PURCELL (1659-1695)


Henry Purcell - compositor britânico.Compôs as óperas: Dido and Aeneas e A tempestade. São famosas as Lições para cravo, Odes, Hinos, composições religiosas, as sonatas e fantasias para viola. Presentemente a sua peça mais conhecida é a ópera, Dido and Aeneas.
Purcell nasceu em Westminster, numa família de músicos. Começou como cantor do coro da capela real, com a mudança de voz, a sua carreira, foi ascendendo e levou-o a organista em Westminster, a partir daqui dedicou-se à composição sacra. Contudo, antes de assumir a sua nova posição, tinha composto importantes trabalhos para o teatro. Mais tarde acumulou sendo organista da Chapel Royal. Fazia parte também dos seus deveres, compor para os actos cerimoniais reais, primeiro para Jaime II e depois para William III. O seu último trabalho, foi para as cerimónias funerárias, de Queen Mary's. Purcell morreu em 1695 e foi sepultado em Westminster Abbey.

Sem comentários: