«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

GIOVANNI BOCCACCIO (1313-1375)


Filho de um mercador, Boccaccio não se dedicou ao comércio, como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário, que se manifestou deste muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decameron, o poema alegórico Visão Amorosa (Amorosa visione) e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres. O "Decameron" fez de Boccaccio o primeiro grande realista da literatura universal.
Ao ler "A Comédia", de Dante Alighieri, ficou tão fascinado, que lhe chamou "A Divina Comédia", título com que a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convidou-o, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Se bem que haja poucos registos, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 55 palestras, pois a doença obrigou-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno.

Sem comentários: