«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ENID BLYTON (1897-1968)

Enid Mary Blyton Pollock Darrell Waters, uma prolífica escritora inglesa de literatura infantil, escreveu mais de 600 livros, tanto com o seu nome de solteira Enid Blyton, como com o seu nome de casada Mary Pollock.
Criança precoce, adorava desporto e literatura. Estudou também piano, mas depois dedicou-se ao professorado e simultânemanete à escrita. O primeiro livro que publicou foi de poesia. Casou duas vezes e teve vários filhos. Depois da norte do segundo marido, a sua saúde degradou-se bastante e contraiu a doença de Alzheimer, acabando por morrer.
Os seus livros são baseados em grupos de jovens (irmãos, primos, amigos), de boas famílias, que à margem dos adultos, brincam e confrontam-se sempre com um mistério, que eles vão descobrindo, vivendo toda a espécie de aventuras e fantasias. Os seus livros foram traduzidos em cerca de 90 países e tornaram-se muito populares, entre as crianças. Esta escritora é a quinta autora mais popular do mundo. Gozou de um público adolescente que muito a apreciava, mas a crítica foi bastante cáustica para com ela.
Das suas séries mais famosas de mistério e aventura, eu devorava as «AVENTURAS DOS CINCO», mas também se tornaram um êxito, As Aventuras dos Sete e o Noddy.

Sem comentários: