«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

GLENN GOULD (1932-1982) [UM GENIAL PIANISTA]


Glenn Herbert Gould foi um genial pianista, conhecido especialmente por suas gravações de Johann Sebastian Bach, destacando-se, AsVariações Goldberg, que tocadas por este pianista são icónicas, para os melómanos de todo o mundo.
Gould nasceu com o nome de Glenn Gold, em Toronto, Ontário, de uma família protestante, que de imediato mudou o seu apelido, para o proteger de uma onda de anti-semitismo, que existia nos anos 30 no Canadá. Começou por aprender piano com a mãe (o avô era sobrinho do compositor Edward Grieg), depois foi estudar para o Royal Conservatory of Music, tinha apenas 10 anos. Ali, estudou piano, órgão e teoria musical.
Há uma teoria segundo a qual, Glenn Gould, sofria desde a infância de uma forma menor de autismo, a síndrome de Asperger. Ausência de empatia, desinteresse pelas relações humanas, algumas obsessões (como a hipocondría), fazem parte dessa síndrome.
Apresentou-se em público tocando órgão, seguindo-se depois a sua primeira aparição com uma orquestra, tocando o Concerto no. 4, para piano e orquestra, de Beethoven. Depois fez o seu primeiro recital público e a sua primeira apresentação na rádio. Este foi o começo de uma longa associação com o rádio e com as gravações em disco.
Em 1957, em plena Guerra Fria, Gould promoveu uma tournée pela União Soviética. Foi o primeiro cidadão do continente norte-americano, a tocar na URSS, depois da II Guerra Mundial.
Em 1964, Gould tocou pela última vez publicamente. O resto da sua vida, foi concentrada noutros interesses, como as gravações, escritas, transmissões de rádio e televisão, documentários e composição (ainda que tenha, produzido poucas composições).
Gould morreu em 1982, em Toronto, depois de sofrer um derrame profundo.

Sem comentários: