«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FRANCESCO PETRARCA (1304-1374) [UM CLÁSSICO]


Francesco Petrarca - foi um importante intelectual, poeta e humanista italiano, famoso, principalmente, devido ao seu Romanceiro. É considerado o inventor do soneto, tipo de poema composto de 14 versos. Foi baseado no trabalho de Petrarca (e também de Dante e Boccaccio) que Pietro Bembo, no século XVI, criou o modelo para o italiano moderno, mais tarde adoptado pela Accademia della Crusca. Pesquisador e filólogo, divulgador e escritor, é considerado como o "pai do Humanismo. Mas este grande latinista, deve a sua fama principalmente aos seus poemas, redigidos em língua italiana.
Petrarca nasceu em Arezzo, filho de um notário, e passou a sua infância numa pequena cidade perto de Florença Depois o pai por questões políticas foi exilado e Petrarca passou grande parte dos seus primeiros anos em Avignon e Carpentras, para onde sua família se mudou, a fim de seguir o Papa Clemente V, quando da instalação do Papado de Avignon.
Inicialmente, estudou em Montpellier e Bolonha, onde o pai insistiu para que estudasse Direito. Contudo, os interesses de Petrarca eram a escrita e a Literatura Latina. Após a morte do pai, Petrarca voltou a Avignon, onde trabalhou em vários e diferentes empregos burocráticos, tendo assim mais tempo livre, para trabalhar nos seus escritos. Ao ser lançada a sua primeira grande obra, Africa, um épico em latim sobre o grande general romano Scipio Africanus, Petrarca tornou-se uma celebridade na Europa. Em 1341, foi coroado em Roma, sendo o primeiro homem, desde a Antiguidade, a receber essa honra.
Viajou intensamente pela Europa e trabalhou como embaixador. Gostava muito de escrever cartas e tinha em Boccaccio um de seus mais notáveis amigos. Durante as suas viagens, coleccionou manuscritos latinos antigos e assim tornou-se um dos primeiros a redescobrir o conhecimento da Roma Antiga e Grécia Antiga. Entre outras realizações, participou da primeira tradução latina de Homero e descobriu pessoalmente uma inédita colecção de cartas de Cícero.
Petrarca afirmava que com o seu irmão e dois servos, alcançou o topo do Monte Ventoux (1909 m) e escreveu um relato fictício da aventura. Posteriormente, esse relato se tornou a história de uma real expedição de alpinismo. Portanto, 26 de Abril de 1336 é considerado o dia do nascimento do alpinismo, sendo Petrarca tido como o pai do alpinismo.
Na última parte de sua vida, viajou bastante pelo norte da Itália.
A sua carreira na Igreja não permitiu que se casasse, mas foi considerado postumamente o pai de duas crianças. Em 1367, Petrarca fixou-se em Pádua, onde passou os seus últimos anos em contemplação religiosa. Doou a sua notável biblioteca de manuscritos a Veneza, onde hoje fazem parte do núcleo da Biblioteca Marciana.
Morreu em 1374.

Sem comentários: