«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

MEDEIA - MITO GREGO

Medeia - Pintura de DELACROIX

Na mitologia grega, Medeia é uma das personagens mais fascinantes, ao envolver sentimentos contraditórios e profundamente cruéis, que inspiraram muitos artistas - na escultura, pintura, teatro, cinema, ópera...

Jasão chega a Cólquida, para reclamar o velocino de ouro. Como é frequente em muitos mitos, Eetes promete-lhe o velo, desde que o herói cumpra duas tarefas. Jasão teria de lavrar um campo com dois touros monstruosos, de cascos de bronze e que expeliam fogo pelas narinas. Em seguida, teria de semear no campo lavrado, dentes de um dragão. Medeia, filha de Estes, apaixona-se por Jasão e com os seus poderes mágicos, consegue que ele supere estas provas, com a promessa que ele casaria com ela e a levaria consigo. Com os seus conselhos, Jasão executou as tarefas com facilidade e voltou a reclamar o velo de ouro a Eetes.
O rei da Cólquida, furioso, resiste e tenta frustrar de novo os intentos de Jasão, tentando incendiar a nau Argo e matar a sua tripulação. É novamente Medeia quem ajuda Jasão a escapar a esse destino, ao adormecer com narcóticos o dragão, que guardava o velo de ouro. Conseguem, fugir da Cólquida, com o tesouro almejado.
É então que o lado cruel de Medeia se revela pela primeira vez. Quando partem, levam consigo Apsirto, seu irmão, sabendo que não tardaria que seu pai lhes fosse no encalço. Para o atrasar, matou o irmão e despedaçou-o, dispersando os restos mortais pelo caminho.O crime fá-los incorrer, na ira de Zeus, que faz afastar a expedição da sua rota. Então, é a própria nau Argo, que lhes diz, que têm de ser purificados pela tia de Medeia, Circe.

Chegados a Creta, Medeia consegue matar Talo, o homem de bronze, que rondava a ilha, lançando pedras contra as naus que se aproximassem, para que não chegassem a acostar. O seu ponto fraco consistia numa veia no fundo da perna. (Existem várias versões sobre a morte do gigante). Morrendo o gigante, a tripulação pode descansar em terra firme.
Com a chegada de Medeia e Jasão, o tirano recusa-se a largar o poder. Medeia, engendra uma forma de o matar, fazendo uso das artes ocultas e de alguma astúcia. Diz que é capaz de rejuvenescer quem ela quiser. Para o provar, mandou esquartejar um carneiro velho e colocou-o dentro de um caldeirão, com uma poção fervente. De seguida, retirou o animal, inteiro e de bastante boa saúde. As filhas do tirano, esquartejaram o pai e lançaram os seus pedaços dentro do caldeirão. Como é óbvio, não voltou a sair de lá com vida. Depois deste incidente macabro, Medeia fugiu com o seu amado para Corinto.
Em Corinto, a felicidade de Medeia foi de pouca duração. Já com filhos de Jasão, foi alvo da intriga do rei Creonte, que influenciou Jasão a deixá-la e a casar com a sua filha, Creúsa. Tendo convencido Jasão, tratou de banir Medeia de Corinto, mas esta vingou-se, fazendo chegar às mãos de Creúsa um vestido e jóias envenenados. Assim que a sua rival se vestiu, sentiu o seu corpo invadido por um fogo misterioso, que logo se espalhou para o seu pai, que a tentou socorrer, bem como para todo o palácio. Medeia, matou os filhos antes de fugir para Atenas, não num acesso de loucura, mas num acto de fria e premeditada vingança, em relação ao marido infiel. Medeia, fugiu para Atenas, onde se casou com o Rei Egeu tiveram um filho, Medo. Quando Teseu voltou, Medeia tentou envenená-lo, mas Egeu descobriu que Teseu era seu filho e impede o assassinato.
Medeia e Medo voltam para a Cólquida, e descobrem que Eetes tinha sido deposto por seu irmão Perses. Medeia e Medo matam Perses, e Medo se torna rei. Quando Medo conquista o grande território, este passa a chamar-se Média.
[Do mito de Medeia há várias versões]

Sem comentários: