«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

WISTON CHURCHILL (1874-1965)


Winston Leonard Spencer Churchill - estadista britânico, escritor, jornalista, orador e historiador, famoso principalmente por sua actuação como primeiro-ministro do Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial.
Filho de Lorde Randolph Churchill e da norte-americana Jennie Jerome. Participou na Primeira Guerra Mundial, foi jornalista e acabou por se dedicar à política.
No período entre guerras dedicou-se à redacção de diversos tratados. Notabilizou-se neste período por uma violenta crítica ao nazismo alemão dentro da Câmara dos Comuns e sugeriu que a Inglaterra se equipasse militarmente, em resposta foi acusado de belicista.Quando Hitler invadiu a Polónia em 1939, Churchill foi nomeado Primeiro-Ministro e a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, devido aos ingleses terem, um tratado de defesa mútua com a Polónia.
Churchill chegou ao cargo de Primeiro-Ministro, com 65 anos de idade. Os seus discursos são memoráveis, convocando o povo britânico à resistência. Também se aproximou do presidente americano Franklin Delano Roosevelt, tendo por objectivo a entrada dos Estados Unidos da América na guerra, que foi essencial para o êxito dos aliados. A sua incendiária oratória, permitiu-lhe manter a coesão do povo britânico, nas horas de prova suprema, como os bombardeios sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido.
Apesar da vitória na Segunda Guerra, os conservadores perderam as eleições para os trabalhistas, mas em 1951, a vitória, por ampla maioria dos conservadores, levou Churchill novamente ao cargo de Primeiro-Ministro, com 76 anos de idade.
Em 1953, Churchill recebeu o Prémio Nobel de Literatura, pelas suas memórias de guerra (cinco volumes, também disponível nas livrarias em versão condensada) e pelo seu trabalho literário e jornalístico, foi considerado o maior dos ingleses vivo. Em 1955, Churchill proferiu seu último discurso na Câmara dos Comuns, como Chefe de Governo, anunciando a sua renúncia, mas alertou o mundo, para o risco de uma guerra nuclear. Foi o primeiro a referir a «Cortina de Ferro, como separação, entre a Europa comunista e a Ocidental.
No ano em que se demitiu, foi inaugurada a sua estátua em Londres e em 1963 foi homenageado, com o título de Cidadão Honorário dos Estados Unidos, pelo Presidente John Kennedy.
Continuou na Câmara dos Comuns, até pouco tempo, antes de falecer. Nos últimos anos de vida parlamentar, teve actuação discreta, proferindo discursos apenas ocasionalmente.
Churchill, era um defensor da paz, tendo chamado à Segunda Guerra Mundial, de "A Guerra Desnecessária". Defendia a ideia que os países europeus deveriam ter impedido a Alemanha de ter recomposto as suas forças armadas (país humilhado e penalizada como instigador da Primeira Guerra), visando evitá-la.
Churchill era também um apaixonado pela pintura, tendo dito que, quando morresse, iria definitivamente passar os primeiros 100 anos da eternidade a pintar.

Sem comentários: