«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MIGUEL CERVANTES (1547-1616)


Miguel de Cervantes Saavedra - romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Autor da mais importante obra em castelhano, Don Quixote de La Mancha.
Local de nascimento e data, são meras suposições, talvez tivesse nascido em Alcalá de Henares. O dia exacto do seu nascimento é desconhecido
. Em 1569 fugiu para Itália, depois de um confuso incidente num duelo, participou na batalha de Lepanto, deixando-lhe inutilizada a mão esquerda. Quando regressou de Nápoles a Espanha, foi preso por corsários de Argel e foi para o Império Otomano, sendo libertado depois pagar o seu resgate. De volta a Espanha casou-se e viveu num povoado de La Mancha, aí dedicou-se ao teatro. Passado algum tempo publicou o seu primeiro romance, A Galatea, no novo estilo elegante da novela pastoral.
Depois viajou para a Andaluzia, como comissário de provisões da Invencível Armada, estabelecendo-se em Sevilha. Posteriormente trabalhou como cobrador de impostos, mas foi preso porque o banco onde guardava o dinheiro dos impostos, faliu. Nesta altura começou a engendrar, Dom Quixote de La Mancha. Este livro foi dividido em duas partes, a primeira saiu em 1605, com o título de: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte apareceu em 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Entre as duas partes de Don Quixote, aparecem as Novelas Exemplares, um conjunto de doze narrações breves, bem como, Viagem de Parnaso. Em 1615 publicou, Oito comédias e oito entremezes novos, nunca antes representados, mas o seu drama mais popular hoje é, A Numancia. O Trato de Argel, ficou inédito até ao século XVIII.

Miguel de Cervantes morreu em 1616, um ano depois de sua morte apareceu a novela, Os trabalhos de Persiles e Sigismunda.

Sem comentários: