«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 15 de fevereiro de 2009

A DUQUESA

REALIZAÇÃO: SAUL DIBB
INTERPRETAÇÃO. Charlotte Rampling, Keira Knightley, Ralp Fiennes


Reconstitui a história de Georgiana Cavendish, casada com o Duque de Devonshire, figura muito influente na política, íntimo de ministros e príncipes.
Georgiana, jovem, bela e ingénua casa com o Duque. É um casamento feito, porque o duque, não tem falta mulheres, tem inclusive uma filha de uma amante, o que ele pretende é um herdeiro. Georgiana fica logo na primeira noite decepcionada com a frieza do duque, mas assume o seu papel e torna-se devido à sua beleza e vivacidade, politicamente muito apreciada. Só que por azar tem três filhas e não o filho que o Duque pretende. Entretanto, acolhe uma amiga com três filhos, que foi banida. Para surpresa de Georgiana a amiga torna-se amante do marido, humilhada por esta situação revê Charles Grey (futuro Primeiro-Ministro, numas termas onde se recolheu para descansar, por quem tinha uma certa atracção e torna-se sua amante, até à chegada do Duque. O Duque exige-lhe que acabe tudo, porque se não o fizer, destruirá a carreira de Grey e nunca mais voltará a ver os filhos. Georgiana regressa, mas está grávida de Grey. O Duque soluciona o assunto, mandando-a para o campo, depois de o filho nascer, será entregue à família de Grey. Assim acontece e Georgiana depois de ter criança volta para o palácio, onde a vida é a três, volta a engravidar e desta vez o Duque terá o almejado filho.
Li em qualquer lado que a Princesa Diana foi comparada a Georgiana, no aspecto de ter suscitado grande simpatia do povo, mas não ter encontrado o amor.

Sem comentários: