«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O LEITOR

REALIZAÇÃO: STEPHEN DALDRY
INTERPRETAÇÃO: KATE WINSLET, RALPH FIENNES
Anos 50, Michael, um rapaz de 15 anos, apaixona-se por Hanna, uma mulher com o dobro da sua idade. Há um relacionamento entre os dois, como Hanna não sabe ler, Michael além do sexo lê-lhe imensas obras. O relacionamento termina abruptamente, com a partida sem aviso de Hanna. Michael fica desesperado, mas depois da crise, continua a sua vida. Quando anda a tirar o curso de advogado, vai assistir a uns julgamentos. Num desses julgamentos, vê no banco dos réus Hanna, ela e outras colegas tinham sido processadas, por terem sido guardas no tempo do nazismo e terem deixado morrer cerca de 300 pessoas num incêndio, por não terem aberto as portas da prisão. Michael continua a amar Hanna e quando as colegas a acusam de redigir o relatório, para não libertar os presos, ele entra num dilema e acaba por não dizer que ela não sabia ler, nem escrever. O resultado foi que as colegas, tiveram 4 anos de prisão e Hanna prisão perpétua.
Michael acaba mais tarde por casar, ter uma filha e divorciar-se. Tem sempre Hanna no pensamento e decide enviar-lhe cassetes , gravando a sua voz a ler livros. É um estímulo para Hanna, que decide aprender a ler e a escrever. Passados anos a pena é-lhe comutada, mas ela nunca teve contactos com ninguém a não ser a correspondência de Michael. A directora chama Michael, para que ele a ajude quando ela sair. Encontram-se e ele promete-lhe ajudá-la. Ela está velha e no dia em que Michael a vai buscar é informado, que ela se tinha suicidado.
Um filme profundo, introspectivo, bem interpretado e tecnicamente perfeito.

Sem comentários: