«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A OBRA DE SHAKESPEARE

Globe Theatre


POEMAS - Em 1593 e 1594, quando os teatros foram fechados por causa da peste, Shakespeare publicou dois poemas eróticos, hoje conhecidos como: Vénus e Adónis e O Estupro de Lucrécia. Em Vénus e Adónis, um inocente Adónis, rejeita os avanços sexuais de Vénus (mitologia); no segundo poema descreve a virtuosa esposa Lucrécia, que é violada sexualmente. Ambos os poemas são influenciados pela obra Metamorfoses, do poeta latino Ovídio e demonstram a culpa e a confusão moral, que resultam numa determinada volúpia descontrolada.

SONETOS - Publicado em 1609, a obra Sonetos, foi o seu último trabalho publicado. Os estudiosos, não sabem quando cada um dos 154 sonetos da obra foram compostos, mas evidências sugerem, que Shakespeare as escreveu durante toda sua carreira, para leitores particulares. Os críticos elogiam os sonetos e comentam que são uma profunda meditação sobre a natureza do amor, a paixão sexual, a procriação, a morte e o tempo.

DESTAQUE DAS PEÇAS TEATRAIS MAIS CONHECIDAS

TRAGÉDIAS

HAMELT - O Príncipe Hamlet é visitado pelo espectro de seu pai, que ordena que o filho vingue seu assassinato, alegando que seu irmão, o actual Rei Cláudio, o assassinou. Depois de lutar com várias questões, sendo uma delas o de saber se o fantasma diz a verdade, e também se é correto, justo ou necessário vingar-se, Hamlet, junto com quase todas as principais personagens da peça, morre numa luta violenta entre espadas, insultos e venenos.
REI LEAR -
Lear, rei da Bretanha, decide dividir o reino entre suas três filhas, Goneril, Regane e Cordélia. Para calcular a partilha, pede às filhas que demonstrem a gratidão e o amor que sentem pelo pai. Apenas Cordélia contraria as expectativas do rei e é expulsa do reino, por ser desleal. Lear compreende que Reagan e Goneril é que são desleais, mas a herança já havia sido dada. Ele mostra-se como um pobre homem sem coisa alguma, até que Cordélia parte com o seu marido, o Rei de França, para recuperar as terras do pai. Reagan e Goneril são derrotadas; Cordélia é enforcada e Lear morre tentando reanimar a filha.
MACABETH -
Macbeth é um nobre general escocês, que após vencer uma batalha contra rebeldes, encontra-se com uma bruxa, que profetiza a hipótese dele se tornar rei. Isso evidencia seu desejo de tocar numa coroa. Lady Macbeth, com uma ambição transbordante, seduz o marido com o intuito de ambos assassinarem o Rei Duncan, para que ambos assumam o trono. Seguem-se uma série de crimes e batalhas. Macbeth passa a viver num inferno de conflitos, crimes e uma dose de culpa fundida com valores morais.
OTELO, O MOURO DE VENEZA -
Otelo, passa a desconfiar da fidelidade de sua esposa Desdémona, quando o cruel Iago introduz dúvidas a respeito dela. Depois de alguns planos armados por Iago, Otelo assassina sua esposa, pensando que ela realmente o traiu. Emília, esposa de Iago, revelou que tudo foi um plano do seu esposo. Iago assassina sua esposa e é capturado. Otelo, desesperado, apunhala-se, caindo sobre o corpo de Desdémona, beijando-a.
ROMEU E JULIETA -
Em Verona, Itália, duas famílias, os Montecchios e os Capuletos, estão numa fase de rivalidade por meio de insultos. Romeu, um Montecchio, e Julieta, uma Capuleto, apaixonam-se no meio dessa rivalidade e lutam para manter suas relações. Após Romeu assassinar o primo de Julieta, num encaixe de paixão, as coisas desmoronam-se. Ambos os amantes se suicidam devido a um pequeno engano, em minutos um tanto diferentes, e a cidade inteira veste de luto; as duas famílias, antes rivais, fazem as pazes em nome do amor de seus jovens.

COMÉDIAS
MERCADOR DE VENEZA - Bassânio, um nobre veneziano, que perdeu toda sua herança pretende casar com Pórcia, uma bela e rica herdeira. O seu amigo António, concorda em lhe emprestar o capital necessário, para que ele viaje até Belmonte, no continente, onde vive Pórcia. Como António é um mercador, toda a sua fortuna está investida numa frota de navios mercantes, que navegam em águas estrangeiras. Ele então faz um empréstimo junto a Shylock, um agiota que concorda em emprestar o dinheiro, desde que António empenhe uma libra de sua própria carne, como garantia. Quando Bassânio chega a Belmonte, descobre que para ganhar a mão de Pórcia, terá que se submeter a um teste envolvendo três arcas, deixadas pelo pai da moça antes de morrer e ainda recebe a noticia que os barcos de António naufragaram e ele perdeu toda sua fortuna, estando a sua vida, agora, nas mãos de Shylock. O Mercador de Veneza confronta o que há de melhor e que há de pior na alma humana: tolerância , intolerância, usura, benemerência, amizade, vingança, interesse, paixão, romance e sublime poesia.
SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO - Egeu queria obrigar a filha, Hérmia, a casar com Demétrio, ex-namorado da melhor amiga dela, Helena. O problema é que Hérmia amava Lisandro e Helena ainda amava Demétrio. Hérmia e Lisandro fugiram para se casar e atravessavam uma floresta. Demétrio seguiu-os e foi por sua vez, seguido por Helena. Na floresta, habitavam seres fantásticos, fadas e duendes. O rei das fadas, Oberon, e a rainha, Titânia, estavam em guerra pela guarda de um recém-nascido abandonado. Oberon ordenou que o seu criado, Puck, jogasse um feitiço em Titânia, que a faria apaixonar pelo primeiro ser que visse ao acordar. O rei viu os humanos brigando e compadeceu-se de Helena. Mandou que Puck fizesse o feitiço com Demétrio. Puck enganou-se e enfeitiçou Lisandro. Quando acordou, Lisandro esqueceu Hérmia e se apaixonou por Helena. Depois, Puck enfeitiçou Demétrio, que também se apaixonou por Helena. Para corrigir a confusão, o duende adormeceu os quatro humanos e cuidou que se apaixonassem pelas pessoas certas. No final, Hérmia casou com Lisandro e Demétrio com Helena. Oberon e Titânia fizeram as pazes e decidiram criar juntos o recém-nascido abandonado.
A TEMPESTADE -
A tempestade é uma história de vingança, de amor, de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais, que habitam o homem à figura etérea, incorpórea e espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo, homem adulto e disforme, e Ariel, um espírito servil e assexuado, que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na Ilha, um príncipe, como noivo para a filha. Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban se modifica, quando conhece os poderes inebriantes do vinho, numa cena cómica com bêbados, tudo isso Shakespeare nos revela no enredo desta que por muitos é considerada a sua obra-prima – uma história de dor e reconciliação.
"We are such stuff as dreams are made on." ("Somos da mesma substância que os sonhos.")

As peças shakesperianas são peculiares, complexas, misteriosas e com um fundo psicológico espantoso. Uma das qualidades do trabalho de Shakespeare foi justamente a sua capacidade de individualizar todos seus personagens, fazendo com que cada um se tornasse facilmente identificado. Shakespeare também era excêntrico e adaptava-se a géneros diferentes. Trabalhando com o sombrio e com o divertido ou cómico, Shakespeare conseguiu chegar perto da unanimidade.
Diversos filósofos e psicanalistas estudaram as obras de Shakespeare e a maioria encontrou uma riqueza psicológica e existencial. Entre eles, Arthur Schopenhauer, Freud e Goethe.

Sem comentários: