«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

IRMÃS BRIONTË (primeiras leituras)

EMILY BRONTË (1818-1848) escritora e poetisa britânica, autora do famoso livro,Wuthering Heights – O Monte dos Vendavais. Emily tinha mais cinco irmãos, as suas irmãs Charlotte e Anne, também se dedicaram à escrita. O pai era um pastor irlandês e partilharam a infância, entre um sinistro presbitério, de onde só avistavam o cemitério, uns terrenos baldios e uma pensão para eclesiásticos pobres. Ainda tentaram montar uma escola, mas não tinham alunos, devido à má conduta de um dos seus irmãos. Perderam os pais cedo e também morreram precocemente vitimas da tuberculose. Inicialmente Emily começou a escrever poesia, mas sucesso teve o seu único livro que escreveu em prosa, O MONTE DOS VENDAVAIS, que posteriormente foi incluído no cânone dos clássicos da literatura inglesa. Já teve inúmeras versões para o cinema e para a televisão.


CHARLOTTE BRONTË (1816-1855), publicou em 1847, com o pseudónimo de Currer Bell, Jane Eyre, o seu maior e mais duradoiro sucesso, Shirley (1849) e Villette (1853).

JANE EYRE, foi o seu único que eu li e também já teve muitas adaptações para o cinema e para a televisão.
ANNE BRONTË (1820-1849) - poetisa e romancista, a mais jovem da família literária Brontë.
Legou obras como, "O campeão de Wildfell Hall" e "Agnes Grey", em algumas edições baptizado de "A preceptora". NUNCA LI NENHUM DOS SEUS LIVROS.

TODAS AS TRÊS ESCREVERAM COM PSEUDÓNIMOS MASCULINOS.


Sem comentários: