«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

FIGURAS MITOLÓGICAS - ÉDIPO

Édipo - pintura de INGRES

Édipo é um lenda grega. Famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice.
Segundo a lenda grega, Laio o rei de Tebas, havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos, que existia uma maldição iria: seria morto pelo filho e este depois casaria com a sua mãe. Por tal motivo, quando nasceu Édipo, Laio abandonou-o no monte Citerão, pregando um prego em cada pé, para que morresse. O menino foi recolhido por um pastor e baptizado como Edipodos, o de "pés-furados", que foi adoptado depois pelo rei de Corinto e voltou a Delfos. No caminho, Édipo encontrou um homem, que o mandou sair da sua frente e sem saber que era o seu pai, Édipo matou-o. Após derrotar a Esfinge, que aterrorizava Tebas e que lançara um desafio ("Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?"). Édipo conseguiu desvendar, dizendo que era o homem. "O amanhecer é a criança gatinhando, ao entardecer é a fase adulta e usamos ambas as pernas e ao anoitecer é a velhice quando se usa a bengala".
Conseguindo derrotar o monstro, ele seguiu até à sua cidade e casou-se "por acaso" (já que ele pensava que aqueles que o haviam criado eram seus pais biológicos) com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Numa consulta ao oráculo, por ocasião de uma peste, Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho. Jocasta suicida-se e Édipo fura os olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a sua própria mãe. Após sair do palácio, Édipo é avisado por Corifeu, que não é mais o rei de Tebas, Creonte ocupara o trono. Édipo pede para ser exilado e para que Creonte cuide das suas duas filhas.
A história foi recolhida por Sófocles. Vários escritores retomaram o tema, que também inspirou Igor Stravinsky, para a composição de um oratório.

Sem comentários: