«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

WILLIAM SHAKESPEARE (1564-1616)


William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, considerado como o maior dramaturgo de Língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Consistem em 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre as suas obras, é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).
Há especulações sobre a sexualidade, as convicções religiosas, e a autoria das peças. Há quem pense que ele nunca existiu e que as peças possam ter sido escritas por outras pessoas. As obras foram produzidas entre 1590 e 1613.
Acredita-se que William Shakespeare foi filho de John Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Straford (depois comerciante de lãs), vindo de Snitterfield, e Mary Arden, filha de um rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564, com base no registo de seu baptizado. Muitos concordam que William foi educado em uma excelente grammar schools da época, um tipo de preparação universitária. No entanto, Park Honan conta, numa biografia de Shakespeare, que o pai foi obrigado a tirá-lo desta escola, quando William deveria ter quinze ou dezasseis anos (algumas fontes citam doze anos). Na década de 1570, John passou a ter problemas económicos e o jovem Shakespeare, não teve uma formação colegial completa. Segundo certos biógrafos, Shakespeare teve que trabalhar cedo para ajudar a família, aprendendo a tarefa de esquartejar bois e até abater carneiros.
Em 1582, aos 18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway, uma mulher de 26 anos, que estava grávida. Há fontes que dizem que Shakespeare, queria ter uma vida mais favorável ao lado de uma esposa rica. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois, os gémeos Hamnet e Judith.
Após o nascimento dos gémeos, há pouquíssimos vestígios históricos a respeito de Shakespeare, até à altura em que é mencionado, como fazendo parte da cena teatral de Londres. Devido a isso, estudiosos referem-se aos anos 1585 e 1592, como os Anos perdidos de Shakespeare.
Não se sabe quando Shakespeare começou a escrever, mas alusões contemporâneas, mostram que várias das suas peças foram representadas em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico,a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância para os ingleses. Na época, o teatro também era publicado e tinha muitos leitores.
Biógrafos sugerem que a sua carreira deve ter começado a qualquer momento a partir de meados dos anos 1580. Ao lado do The Globe, haveria um matadouro, onde aprendizes do açougue deveriam trabalhar. Ao chegar a Londres, há uma tradição que diz, que Shakespeare não tinha amigos, dinheiro e estava pobre, completamente arruinado. Segundo um biógrafo do século XVIII, ele foi recebido pela companhia, começando num serviço pequeno e logo foi subindo de cargo, chegando provavelmente à carreira de actor. Supõe-se que o seu talento como actor seria limitado e isso levou a que começasse a escrever peças de teatro. Desde 1594, as peças de Shakespeare foram realizadas apenas no Lord Chamberlain's Men. Com a morte de Elizabeth I, em 1603, a companhia passou a atribuir uma patente real ao novo rei, James I da Inglaterra, mudando seu nome para King's Men (Homens do Rei).
Todas as fontes marcam o ano de 1599, como o ano da fundação oficial do Globe Theatre. Foi fundado por James Burbage e ostentava uma insígnia de Hércules, sustentando o globo terrestre. Shakespeare seria nessa altura um homem rico e sócio do Globe. O edifício tinha forma octogonal, com abertura no centro. Não existia cortina e todos os papéis eram representados por homens, sendo os mais jovens os encarregados de fazerem papéis femininos. Em 1613, O Globe Theatre foi destruído pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi durante a representação da peça Henry VIII. Shakespeare voltou para Stratford, onde a família o esperava.
Após 1606-7 escreveu peças menores, as suas últimas três obras, foram colaborações, com Fletcher, que lhe sucedeu no cargo de dramaturgo do King's Men. A sua última peça, A Tempestade, foi terminada sem 1613.
William Shakespeare morreu em 1616, no mesmo dia de seu aniversário.

Sem comentários: