«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 28 de fevereiro de 2009

HERÓIS GREGOS - JASÃO


Jasão o herói grego, foi despojado do trono paterno, pelo seu tio Pélias, por temer a profecia de que seria morto por Jasão. A condição que Pélias pôs, para lhe restituir o trono, era uma missão impossível: trazer o Tosão (Velo de ouro), da distante Cólquida.
Em Argos, Jasão constrói a nau Argo e reúne uma tripulação de heróis, conhecida como os argonautas. Após várias aventuras, os argonautas chegam à Cólquida. O rei Eetes da Cólquida, exige que Jasão cumpra várias tarefas, para obter o Velo de Ouro, inclusive arar um campo com touros que cospem fogo, semear os dentes de um dragão, lutar com o exército que brota dos dentes semeados e passar pelo dragão que guarda o próprio Tosão. Com o Tosão nas mãos, Jasão foge com Medeia, filha de Eetes, e enfrenta várias aventuras de volta a casa. Medeia trama a morte do rei Pélias, cumprindo a antiga profecia.
Jasão retira-se para Corinto e repudia Medeia, para desposar Creúsa, filha de Creonte. Medeia, por vingança, mata Creúsa e os próprios filhos, que tivera de Jasão.
[HISTÓRIAS FANTÁSTICAS, QUE TÊM SEMPRE OUTRAS LEITURAS, EM CONFORMIDADE COM A MENSAGEM A PASSAR.]

Sem comentários: