«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

LONGE DO PARAÍSO

Um filme realizado por TOOD HAYNES, inspirando-se nos melodramas de Douglas Sirk, em que são abordados duas questões muito problemáticas: o homossexualismo e o racismo, nos anos 50.
Tem como principais intérpretes: Dennis Quaid e Julianne Moore.

ARGUMENTO: Um casal é a imagem perfeita do casal ideal, fazendo parte da sociedade da pequena cidade. Ela é a mulher de sonho, a perfeita dona de casa, a perfeita mulher. Mas este quadro vai-se alterar substancialmente, quando ela descobre que o marido é homossexual. Cheia de tolerância apoio o marido, arranja-lhe um psiquiatra, como se o que aconteceu, fosse algo passageiro. Paralelamente tem um jardineiro negro com quem conversa e mais tarde passa a desabafar, com todo o seu prestígio ele é o único com quem pode conversar e dão uns passeios. Acabam por ser vistos por pessoas conhecidas, que consideram um escândalo aquela convivência. O marido apaixona-se por um rapaz e pede o divórcio, para ir viver com ele. O jardineiro negro, vai para outra terra, porque a sua casa é apedrejada por negros e por brancos e ela é rejeitada por todos.

Sem comentários: