«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 1 de fevereiro de 2009

CASA DA MÚSICA

Temática do concerto: UMA VIAGEM PELO SISTEMA SOLAR
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO
CORAL DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
PROGRAMA:
MARK-ANTHONY TURNAGE (1960)- Ceres (esta peça foi inspirada na força de uma possível colisão de um asteróide com a Terra. A obra explode a cerca de cinco oitavos da sua duração para um grande climax que é o asteróide embatendo na terra. O final da peça é a destruição total)
KAIJA SAARIAHO (1952) - Asteroid 4179 - Toutatis ( inspirado no asteróide cuja órbita passa mais próximo da terra)
BRETT DEAN (1961) - A Queda de Komarov (Disse o compositor: A minha obra foi escrita em memória do cosmonauta soviético Vladimir Mikhailovich Komarov, que morreu na reentrada na atmosfera terrestre na nave espacial Soyuz I em 1967. Foi a primeira pessoa a morrer no espaço e, mais significativamente, uma baixa de peso do ambiente político sem escrúpulos que caracterizava a corrida internacional ao espaço na década de 1960. Desde a morte de Komarov, que veio ao de cima, que o projecto Soyuz I teve problemas persistentes desde o início, e que a nave não estava preparada para um voo tripulado. Mas as objecções dos engenheiros foram rejeitadas devida à pressão política para a realização de um voo espacial grandioso para marcar o aniversário do nascimento de Lenine).
O asteróide «1836 Komarov», foi descoberto em 1971 e foi baptizado em honra do cosmonauta morto.
ESTAS TRÊS PEÇAS FORAM ENCOMENDADAS PELA ORQUESTRA FILARMÓNICA DE BERLIM, COMO COMPLEMENTO A UM PROGRAMA COM A SUITE «OS PLANETAS» DE HOLST.
GUSTAV HOLST (1874-1934) - Os Planetas - Compositor sueco, que fez toda a sua prestigiosa carreira na Inglaterra. Holst tinha um grande interesse pela astrologia e decidiu compor uma suite sinfónica de sete andamentos: Marte, o portador da guerra; Vénus, o portador da paz; Mercúrios, o mensageiro alado; Júpiter, o portador da alegria; Saturno, o portador da velhice; Urano, o mago e Neptuno, o místico. Na Suite há uma mistura de uma linguagem harmónica avançada e muitas vezes cromática com o próprio sentido inspirado do místico e da beleza religiosa de Holst.

Sem comentários: