«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

JOSEPH HAYDN (1732-1809) [200 ANOS APÓS A SUA MORTE]


Franz Joseph Haydn, foi um dos mais importantes compositores do período clássico e, ao lado de Mozart, Beethoven e Bach, um dos mais apreciados mundialmente.
Haydn, era conhecido entre seus contemporâneos, por sua personalidade tranquila e optimista. Tinha um apurado senso de humor e era um defensor da forma como eram tratados os seus músicos, como qualquer serviçal, pugnando por condições condignas.
Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica (compôs 104 sinfonias) e do quarteto de cordas, criando os andamentos: Allegro, Andante, Minueto e Allegro. Escreveu também muitas sonatas para piano, trios, divertimentos, óperas e missas, que se tornaram a base do estilo clássico de composição de música erudita. O desenvolvimento da forma-sonata e de um esquema rígido, de uma maneira subtil e flexível de expressão musical, tornou-se dominante no pensamento musical clássico e isso foi quase uma invenção do compositor.

Haydn nasceu em 1732 na vila de Rohrau. Os pais de Haydn perceberam que seu filho tinha talento musical e aceitaram a proposta de um dos seus parentes, Johann Matthias Franck, mestre de capela em Hainburg, com o qual Haydn viveria e teria aulas de música. Haydn partiu e nunca mais voltou a viver com seus pais, tinha apenas seis anos de idade.
Franck ensinou-lhe a tocar cravo e violino e também cantava no coral da igreja. Em 1740, Georg von Reutter, director de música na catedral de Santo Estêvão, em Viena, impressionou-se com Haydn e enviou-o para Viena, onde trabalhou durante os nove anos seguintes, como coralista.
Na adolescência, deixou de poder cantar e começou uma carreira como músico independente. Haydn desenvolveu várias actividades, incluindo a de acompanhante do compositor italiano Nicola Porpora, com quem aprendeu os principais fundamentos da composição. Desta forma, escreveu seu primeiro quarteto de cordas e a sua primeira ópera.
Em 1759 Haydn recebeu seu primeiro cargo importante, como mestre de capela, do conde Karl von Morzin. Dirigiu a orquestra de câmara e escreveu as suas primeiras sinfonias. Depois passou a mestre de capela assistente da família Eszterházy, uma das mais ricas e importantes do Império Austríaco. Quando o mestre de capela Gregor Werner morreu, Haydn passou a ser o titular. Haydn tinha uma série de responsabilidades: composição, regência da orquestra, a execução de música de câmara e eventualmente desenvolveu produções operísticas. Durante os quase trinta anos que Haydn trabalhou para os Eszterházy, produziu uma grande quantidade de obras, e o seu estilo musical tornou-se cada vez mais apurado. Gradualmente, passou a escrever tanto para seus patrões quanto para publicação. Haydn estabeleceu também uma sólida amizade com Mozart.
Em 1790, o príncipe Nicolau Eszterházy morreu e Haydn foi dispensado. O compositor pôde assim aceitar uma lucrativa oferta do empresário alemão Johann Peter Salomon, para visitar a Inglaterra e reger as suas novas sinfonias, com uma grande orquestra. Teve sucesso, ganhou riqueza e fama.
Haydn esteve quase tornar-se um cidadão inglês, mas decidiu voltar para Viena e voltou-se para a composição de grandes obras religiosas, para coro e orquestra, como os oratórios, A Criação, As Estações o Te Deum e seis missas. Estas obras marcam o ponto máximo da obra musical de Haydn. A partir de 1802, Haydn começou a dar sinais de debilidade física e ficou impossibilitado de compor. Morreu em 1809, após a tomada de Viena, pelo exército francês de Napoleão Bonaparte.

Sem comentários: