«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

MIJAÍL SHÓLOJOV (1905-1984)


Mijaíl Aleksándrovich Shólojov – romancista e político soviético.
É considerado, um dos maiores escritores da cultura soviética, as suas obras foram traduzidas para 30 idiomas. Em 1965 ganhou o Prémio Nobel. Participou una Primeira Guerra Mundial e a também na Guerra Civil Russa. Entusiasmado com o programa dos bolcheviques, alistou-se no Exército Vermelho. Ocupou vários cargos militares e políticos, chegando a ser eleito deputado do Soviete Supremo. Depois do triunfo comunista radicou-se em Moscovo e começou a sua carreira de escritor.
As obras de Shólojov, são um reflexo do ambiente e circunstancias históricas específicas, porque andou sempre envolvido na ortodoxia soviética. Segundo os críticos, os seus livros são marcados pela contradição entre a fidelidade a uma arte realista, maturidade precoce e a submissão às regras da propaganda oficial. Isto foi muito comum em todas as artes na URSS.
«Tijii Don» é um romance, onde reconstrói a Guerra Civil Russa, melhor que qualquer manual de história. Este romance relata a epopeia dos cossacos, desde o início até ao triunfo dos bolcheviques. "Morreram pela Pátria", exalta o heroísmo dos soldados soviéticos na Primeira Grande Guerra, contra a invasão dos nazistas.
Na actualidade na Russia, as gerações da comunidade cossaca, consideram este escritor, como uma personagem transcendente na história do seu povo. Graças às suas obras são preservados detalhes valiosos da tradição cossaca, valores e costumes que o escritor absorveu no seio da sua família durante a sua infância.

Escreveu uma série de obras e eu apenas li: MORRERAM PELA PÁTRIA.

Sem comentários: